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29/09/2014
Serão abertas nesta quarta as inscrições para o maior prêmio da publicidade regional no Brasil. As inscrições de peças para a 28ª Edição do Prêmio Colibri começam no próximo dia 1º de outubro, quarta-feira, e terminam no dia 10, para a inscrição com desconto. A segunda etapa de inscrições termina do dia 15 de outubro. O regulamento e o cronograma de inscrições estão disponíveis no site do Sindicato. No início de novembro os trabalhos serão avaliados em duas etapas distintas e no dia 20 de novembro serão entregues as estatuetas às agências vencedoras, em evento a ser organizado para a premiação.
Mudanças
Para serem inscritas, as peças obrigatoriamente devem ter sido veiculadas entre outubro de 2013 a setembro de 2014. Uma nova categoria foi aberta para este ano, a de filme digital, elevando para 11 o número total de categorias. Outra mudança definida pela comissão organizadora do prêmio para este ano é que, nas diversas categorias de peças únicas, não será permitida a inscrição de peças que tenham o mesmo conteúdo editorial e visual (conceito) em mais de uma categoria.
Também tem mudança para este ano na categoria Campanha. As peças inscritas nesta categoria só poderão ser desmembradas com inscrição em uma única outra categoria. Ou seja, é permitido que apenas uma (1) peça inscrita na categoria campanha também seja inscrita em uma categoria de peças únicas. A pontuação para esta categoria também passou a ser de 20 pontos para o Troféu Ouro; 12 pontos para o Diploma de Prata; e 6 pontos para o Diploma de bronze.
Por último, na categoria Identidade Visual, a inscrição está limitada a apenas uma prancha para cada peça (papel supremo 300g branco, formato 02 - 48x66 cm)
REGULAMENTO DO XXVIII PRÊMIO COLIBRI 2014
1. DO PRÊMIO
O Prêmio Colibri é uma iniciativa do SINAPRO-ES - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do
Espírito Santo, com realização anual objetivando a contribuição, o estímulo à criatividade e o
desenvolvimento da propaganda capixaba, seus profissionais e anunciantes.
2. DO ÂMBITO
2.1 – O XXVIII Prêmio Colibri será realizado em sua única versão estadual, de acordo com os princípios
básicos deste regulamento.
2.2 – Somente poderão concorrer peças e campanhas de clientes contratuais de agências filiadas ao
SINAPRO-ES - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo. As peças ou campanhas
devem ter sido criadas no estado do Espírito Santo e precisam ter sido veiculadas em qualquer parte do Brasil
no período de 01/10/2013 até 30/09/2014.
2.3 – Em caso de dúvidas, o SINAPRO-ES – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito
Santo poderá solicitar a apresentação de autorizações de produção e veiculação, inclusive notas fiscais de
fornecedores e veículos de comunicação, emitidas contra o respectivo cliente.
3. DA RESPONSABILIDADE / JULGAMENTO
3.1 – A organização, coordenação e execução do XXVIII Prêmio Colibri é responsabilidade do SINAPROES
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, através da Comissão Organizadora
do Prêmio a ser formada por dirigentes das agências filiadas, a participação é exclusiva de agências de
propaganda estabelecidas no Espírito Santo e sindicalizadas a entidade.
3.2 – A peça matriz do Prêmio Colibri Ouro, especialmente confeccionada para fundição das demais, é
propriedade do SINAPRO-ES – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, ficando
sob sua guarda e responsabilidade.
3.3 – Em todas as peças de divulgação, administrativas, diplomas ou placas alusivas, haverá sempre o
registro dos Parceiros Investidores conforme previsto no plano de cotas do XXVIII Prêmio Colibri.
3.4 – Na primeira fase do julgamento das peças, o júri será composto por representantes das agências filiadas
(01 pessoa por agência) que tenham inscrito o mínimo de 10 peças no XXVIII Prêmio Colibri. O
representante da agência deve ser, obrigatoriamente, o Diretor de Criação. A agência perde o direito ao voto
no julgamento, caso o mesmo estiver impossibilitado de comparecer ao julgamento, chegar após o inicio do
julgamento ou sair antes de todas as peças serem julgadas. Os componentes do júri darão “sim” para as peças
que acharem que deverão passar para 2ª fase (Short-List), e “não” para as que acharem que não deverão
passar. Somente as peças que alcançarem 50% + 1 das indicações “sim” que estarão classificadas para 2ª
fase.
Obs: Enfatizamos que a agência deverá inscrever o mínimo de 10 peças para ter o direito de indicar o
seu representante (Diretor de Criação) no julgamento da 1ª fase, e o mesmo(a) deverá ser indicado(a)
até 8 dias após o encerramento das inscrições, ou seja, dia 23/10/2014, caso contrário a agência perde o
direito da indicação.
3.5 – Na 2ª fase do julgamento o júri será composto por jurados de outros estados convidados pelo Sinapro-
ES, onde os mesmos darão notas de 05 a 10 às peças classificadas da 1ª fase. Da somatória dessas notas serão
estabelecidas peças premiadas com ouro, prata e bronze e, conseqüentemente, a Agência do Ano.
4. DAS CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO
O XXVIII Prêmio Colibri abrange as seguintes categorias, a saber:
Obs.: Nas diversas categorias de peças únicas, não será permitido que na mesma e em mais de uma
categoria sejam inscritas peças que tenham o mesmo conteúdo editorial e visual (conceito).
01 – TV / CINEMA
- Peças destinadas aos meios televisão e cinema.
02 – RÁDIO
- Peças destinadas ao meio rádio.
03 – JORNAL
- Peças destinadas ao meio jornal.
04 – REVISTA
- Peças destinadas ao meio revista.
05 – MÍDIA EXTERIOR E AMBIENTE.
- Outdoor, empena, frontlight, triedo, painel de estrada, busdoor, ponto de ônibus, relógio de rua e painéis
eletrônicos.
06 – PROMOÇÃO E ATIVAÇÃO
- Material de apoio à venda de produtos ou ao fortalecimento de marcas que não faça uso dos meios de
comunicação de massa. Estratégias e peças de comunicação dirigida que tenham por objetivo gerar uma
reação/resposta e construir relacionamento (marketing direto).
- Ações promocionais, inclusive as que envolvem entrega de brindes, promotores uniformizados, blitze para
distribuição de samplings. (permitido vídeocase em DVD)
07 – IDENTIDADE VISUAL
- Logotipos, marcas, identidade corporativa e papelaria.
08 – DESIGN GRÁFICO
- Cartazes, folheto, folder, catálogo, embalagens, portfolio, relatório anual, broadside, press-kit, livro, disco,
talão de cheque, brinde, convite, cartão de natal, calendário, cardápio, camiseta, troféu, etc.
- Material de ponto-de-venda: móbile, bandeirola, display, faixa de gôndola, bolacha de chope, adesivos em
geral, cartaz de ponto de venda, e pôster (bancas, bares, lojas, concessionárias, etc.).
09 – DIGITAL
- Toda peça que utilize o ambiente digital. Publicidade online, websites, hotsites, e-mail marketing,
ferramentas interativas, mobile, ações e produção de conteúdo. (permitido vídeocase link)
10 - FILME DIGITAL
- Filmes que utilizem o ambiente digital. Não é permitida a inserção de mais de um filme com o mesmo
conteúdo editorial. (permitido vídeocase link)
11 – CAMPANHA
- Mínimo de 03 peças do mesmo meio ou em diversos meios de comunicação. Caracteriza-se pelo uso de
peças quem mantém uniformidade, tanto editorial (texto e conteúdo), como visual. (permitido vídeocase
DVD)
Obs: Na seqüencia de peças IMPRESSAS, só será permitido a inscrição de até 5 pranchas, caso a
campanha seja somente com peças impressas, nesse caso, será permitido o mínimo de 3 e o máximo de
5 pranchas.
5. CATEGORIAS ESPECIAIS
5. 1 - Categoria Estudante
Poderão se inscrever nessa categoria estudantes do nível superior, que deverão seguir um briefing para
criação de 1 peça com formato a ser definido em briefing exclusivo, elaborado pelo Clube de Criação do
Espírito Santo e divulgado pelo SINAPRO-ES no site do prêmio. A inscrição é gratuita e as inscrições
deverão ser entregues até a data estipulada pelo regulamento e com todos os requisitos também descritos no
mesmo. O julgamento será feito por profissionais convidados pelo SINAPRO-ES. A melhor peça será
premiada com o troféu Colibri de Ouro, entregue na noite de premiação do XXVIII Prêmio Colibri. E 1º, 2º e
3º lugares receberão diplomas (ouro, prata e bronze) posteriormente a festa da entrega dos prêmios.
5.2 – Categoria Fornecedor
As agências que inscreverem peças no XXVIII Prêmio Colibri deverão entregar também em envelope
lacrado, a ficha de indicação de 5 profissionais/fornecedores que atendem à indústria de comunicação. Os 3
profissionais/fornecedores mais indicados serão divulgados pelo SINAPRO-ES logo após o fim do período
de inscrição e uma segunda votação acontecerá entre os jurados da 1ª fase do julgamento das peças do XXVI
Prêmio Colibri. Em caso de empate, a decisão fica a cargo do júri.
Caso ocorra empate após a apuração dos 05 fornecedores indicados no 1º momento, será feito um sorteio
pelos membros da Comissão do Prêmio, com a presença do auditor para o desempate, para definição dos 03
que passarão para a votação final.
Caso ocorra empate na apuração no dia da votação dos 03 fornecedores que passaram para o 2º momento, o
auditor solicitará aos jurados no local do julgamento da 1ª fase do XXVIII Prêmio Colibri, que faça nova
votação somente com os fornecedores empatados, e se mesmo assim permanecer o empate, será feito um
sorteio pelo representante do sindicato com a participação do auditor, ficando somente os 2 sabendo do
ganhador do Fornecedor do Ano, que será divulgado somente no dia da entrega do prêmio.
5.3 - Categoria Anunciante do Ano
Com o objetivo de reconhecer os anunciantes que acreditam na criatividade e inovação, será escolhido
Anunciante do Ano o cliente que somar mais pontos na premiação. Para pontuação, serão seguidos os
mesmos critérios que elegem a Agência do Ano. Agências de propaganda não podem ser premiadas na
categoria Anunciante do ano. No setor público, serão considerados como marcas suas secretárias, órgãos e
autarquias.
6. DA PREMIAÇÃO
6.1 – A premiação será dividida da seguinte forma por categoria:
- Troféu Prêmio de Ouro do XXVIII Prêmio Colibri: será concedido para cada categoria, para as peças que
alcançarem a maior média aritmética.
- Diplomas de Ouro, Prata e Bronze do XXVIII Prêmio Colibri: será concedido somente um diploma à
melhor peça selecionada, entre as que alcançarem a 1ª, 2ª e 3ª maior média aritmética, respectivamente.
6.2 – Réplicas dos troféus e cópias dos diplomas poderão ser solicitadas à Diretoria do SINAPRO-ES –
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, mediante pagamento de taxa específica.
6.3 – Todas as peças que fizerem parte do short-list serão divulgadas no dia 18/11/2014.
7. DA ESCOLHA DA AGÊNCIA DO ANO
7.1 – A escolha da Agência do Ano se dará por meio da somatória dos pontos ganhos na premiação
obedecendo, o seguinte critério:
Todas as categorias de peças únicas:
o Troféu Ouro do XXVIII Prêmio Colibri …………………………………………...10 pontos
o Diploma de Prata do XXVIII Prêmio Colibri ………………………………….......06 pontos
o Diploma de Bronze do XXVIII Prêmio Colibri ………………………………........03 pontos
Categoria Campanha:
o Troféu Ouro do XXVIII Prêmio Colibri …………………………………………..20 pontos
o Diploma de Prata do XXVIII Prêmio Colibri …………………………………......12 pontos
o Diploma de Bronze do XXVIII Prêmio Colibri ……………………………….......06 pontos
7.2 – Em caso de empate será escolhida Agência do Ano aquela que obtiver maior número de peças
premiadas com Ouro. Se ainda assim continuar o empate, o próximo critério de desempate é o número de
peças premiadas com prata. O critério do desempate seguinte é o número de Bronze, e o último é o número
de peças indicadas no Short-List.
8. DAS INSCRIÇÕES
8.1 – As inscrições para o XXVIII Prêmio Colibri só poderão ser feitas por agências de propaganda
sindicalizadas e filiadas ao SINAPRO –ES –Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito
Santo, instaladas com sua equipe de criação no Estado do Espírito Santo, através de seus representantes e em
dia com suas obrigações sociais.
8.2 – As inscrições das peças têm início para a primeira chamada com desconto no dia 01/10/2014,
encerrando-se no dia 10/10/2014, às 18h, e a segunda chamada sem desconto dia 11/10/2014, encerrando-se
no dia 15/10/2014, às 18h. Não haverá, em nenhuma hipótese, prorrogação desse prazo.
8.3 – Todas as inscrições deverão ser feitas exclusivamente, através do preenchimento da ficha de inscrição
disponível na área exclusiva das associadas no site do SINAPRO-ES (www.sinapro-es.org.br) e do envio do
material inscrito conforme normas abaixo.
8.4 – As taxas de inscrição estipuladas para o XXVIII Prêmio Colibri são as seguintes, de acordo com o
período de inscrição, sendo que no período sem desconto as peças únicas e campanhas terão um aumento de
20%:
Peça Única R$ 90,00 (Com desconto até 10/10/2014) R$ 108,00 (Sem desconto até 15/10/2014)
Campanha R$ 220,00 (Com desconto até 10/10/2014) R$ 264,00 (Sem desconto até 15/10/2014)
_______________________________________________________________________________________
8.5 – AGÊNCIA REGIONAL DO ANO – Todas as peças inscritas pelas agências regionais,
concorrerão no XXVIII Prêmio Colibri, podendo ganhar Ouro, Prata ou Bronze nas categorias,
igualmente às demais agências.
Para a premiação da Agência Regional do Ano serão considerados os mesmos critérios da categoria
Agência do Ano. Caso nenhuma peça seja premiada, o segundo critério será a agência com maiores
notas na 2ª fase do julgamento, entre todas as categorias que ficarem classificadas.
Valor das inscrições:
No período sem desconto as peças únicas e campanhas terão um aumento de 20%:
Peça Única R$ 50,00 (Com desconto até 10/10/2014) R$ 60,00 (Sem desconto até 15/10/2014)
Campanha R$ 120,00 (Com desconto até 10/10/2014) R$ 144,00 (Sem desconto até 15/10/2014)
Obs: Mas caso nenhuma agência do regional tiver peça classificada da 1ª fase do julgamento para 2ª
fase, dessa forma, não haverá a Agência Regional do Ano.
_______________________________________________________________________________________
8.6 – O pagamento das taxas de inscrição deverão ser efetuadas exclusivamente através de depósito em conta
ou transferência eletrônica (em caso de DOC o CNPJ do sindicato é 30.778.773/0001-64) para C/C 5.563.770
– Banco Banestes, no valor total que constará ao fim do preenchimento de todas as fichas técnicas das peças
únicas e campanhas. As inscrições somente serão aceitas mediante apresentação do comprovante de depósito
ou de transferência, juntamente com as peças no ato das inscrições, as mesmas serão recebidas na sede do
SINAPRO-ES – Sindicato das Agências de Propaganda do estado do Espírito Santo, até o dia 10/10/2014
para a primeira chamada, e o prazo final dia 15/10/2014 para a segunda chamada. O não pagamento das
inscrições das peças únicas e campanhas impossibilita que a mesma participe da avaliação da Comissão de
Validação, sendo desclassificadas automaticamente.
Obs: Não será aceito o pagamento das inscrições direto na sede do SINAPRO-ES.
8.7 – Todas as peças inscritas e pagas serão avaliadas pela Comissão de Validação do XXVIII Prêmio Colibri
que verificará se as mesmas estão inscritas na categoria correta. Caso haja divergência da peça inscrita em
relação à sua categoria, a Comissão de Validação fará a inscrição na categoria devida ou devolverá o valor da
inscrição caso a agência não concorde com a decisão da Comissão de Validação.
8.8 – Todas as categorias do XXVIII Prêmio Colibri deverão ter no mínimo 10 (dez) peças inscritas e 03
(três) agências distintas. As categorias que não alcançarem o número de peças e agências serão canceladas.
Em caso de cancelamento da categoria, o valor das inscrições não será devolvido. Para a 2ª fase do
julgamento será necessário um mínimo de 03 (peças) peças por categoria.
8.9 – Em cada categoria de peças únicas é permitida a inscrição de apenas 01 peça com o mesmo
conteúdo editorial e visual (conceito).
8.10 – As peças inscritas na categoria campanha só poderão ser desmembradas em uma única
categoria. Ou seja, é permitido que apenas uma (1) peça inscrita na categoria campanha também seja
inscrita em uma categoria de peças únicas.
8.11 – Serão excluídas as peças ou campanhas que comprovadamente tenham sido inscritas em edições
anteriores do Prêmio.
8.12 – Peças que façam uso de teaser ou seqüenciais devem ser inscritas como peça única, em sua respectiva
categoria.
8.13 – São soberanas as decisões da Comissão de Validação, não sendo objeto de recurso por parte das
agências. O valor referente à inscrição das peças não validadas pela Comissão não será devolvido
8.14 – No intuito de esclarecimento sobre particularidades regionais das peças e campanhas inscritas, é
facultado às agências apresentarem justificativas que melhor orientem os jurados. As justificativas devem ser
padronizadas em ó lauda (900 toques), com nome da peça (como consta na inscrição) em Fonte Arial Regular
corpo 12.
8.15 – Também serão aceitos vídeocase para explanação das peças das categorias Promoção e Ativação
(vídeocase em DVD), Digital (Vídeocase em link) e Campanha (vídeocase em DVD), com duração máxima
de 2 minutos, as demais categorias não serão aceitos vídeocase.
9. DO FORMATO DAS PEÇAS
9.1 – Para serem inscritas e aceitas, as peças deverão atender aos seguintes requisitos:
TV / CINEMA – todas as peças deverão ser gravadas em um único DVD.
Formato de “dados” e sem “masterização”. A nomenclatura do arquivo tem que ser exatamente igual a da
claquete.VT em Quicktime MOV (compressão H264) ou mp4 (compressão H264)
Obs.: Não será aceito em formato VOB
RÁDIO – gravadas em um único CD.
Spot e Jingle - Formato mp3 em alta qualidade de compressão.
JORNAL E REVISTA – anúncios montados em papel supremo 300g – branco no formato 02 (48 x 66cm)
em reprodução gráfica ou impressos, no seu formato original e 01 cópia em CD.
MÍDIA EXTERNA E AMBIENTE – Fotos, provas offset ou layout montados em papel supremo 300g –
branco no formato 02 (48 x 66cm) com 01 cópia em CD.
CAMPANHA – pranchas montadas em papel supremo 300g – branco, no formato 02 (48 x 66cm), lado a
lado no estilo sanfona (Peças Gráficas), DVD (TV e Cinema videocase) e CD (Rádio).
DIGITAL E FILME DIGITAL: Link/ endereço (URL) ativo e direto da peça inscrita, sem proteção por
senha, e imagem da página principal em JPG, em sua dimensão original (largura e altura), ou em formato de
vídeo(vídeocase), com link ativo da peça seguindo as mesmas recomendações acima.
PROMOÇÃO E ATIVAÇÃO - pranchas montadas em papel supremo 300g – branco, no formato 02 (48 x 66
cm), lado a lado no estilo sanfona (Peças Gráficas e descrições de ações), (vídeocase em DVD)
IDENTIDADE VISUAL - deverão ser apresentados no formato original ou através de fotos, montados em
papel supremo 300g – branco, no formato 02 (48 x 66 cm) com 01 cópia em CD. Essa categoria está
limitada a apenas uma (1) prancha.
DESIGN GRÁFICO - deverão ser apresentados no formato original ou através de fotos, provas offset ou
layout montados em papel supremo 300g - branco no formato 02 (48 x 66 cm) com 01 cópia em CD
9.2 – Não é necessário entregar um CD para cada categoria com as peças digitalizadas, todas as peças podem
ser entregues digitalizadas EM UM ÚNICO CD, desde que as categorias sejam separadas em pastas, e
salvando cada peça com o nome do seu próprio titulo.
Parágrafo Primeiro – Os links das peças inscritas na categoria Digital e Filme Digital deverão estar
disponíveis até o dia 30 de novembro de 2014. Caso no momento da votação técnica não seja possível
visualizar o website ou a peça, por problemas técnicos a peça será desclassificada.
Obs.: Na categoria Digital, caso a agência queira, pode inscrever juntamente com o link a peça
impressa também, mas o link é indispensável.
Parágrafo Segundo – As peças da categoria Internet deverão conter na peça em questão, informação adicional
da estratégia de no máximo ½ lauda (900 toques), sendo que somente nessa categoria essas informações
deverão constar diretamente no link da peça.
Parágrafo Terceiro – A não observância dos critérios técnicos estabelecidos para cada formato poderá
acarretar em prejuízo de visualização das peças pelos jurados.
Parágrafo Quarto – As peças gráficas, independentes de seu tamanho, devem ser montadas em papel supremo
300g – branco, no formato 02 (48 x 66cm) com 01 cópia em CD.
Parágrafo Quinto – Todo material inscrito deverá ser entregue da seguinte forma:
- A ficha de inscrição (pequena) colada no verso de cada uma das peças;
- A ficha de inscrição (grande) também anexada com um clips a cada uma das peças, porém sem colar;
- Em seguida todo o material deverá ser colocado em uma pasta plástica, juntamente com a relação de todas
as peças que forem inscritas, e ser entregue na sede do SINAPRO-ES sem lacrar a mesma
10. DO JÚRI
10.1 – A 1ª fase do julgamento das peças, o júri será composto por 1 representante (Diretor de Criação) das
agências associadas que inscreverem o mínimo de 10 peças, os mesmos darão “sim” para as peças que
acharem que deverão passar para 2ª fase (Short-List), e “não” para as que não deverão passar, somente as
peças que alcançarem 50% + 1 das indicações que estarão classificadas para 2ª fase. Na 2ª Fase o júri será
constituído por profissionais da área publicitária de outros Estados convidados pelo Sinapro-ES.
Na 1ª fase do julgamento o representante da agência deverá apresentar uma declaração ao SINAPRO-ES,
confirmando seu vinculo profissional e sua área de atuação.
O jurado da 1ª ou da 2ª fase que chegar ao local do julgamento após o horário de início não poderá mais
participar do processo. Além disso, o jurado participante não poderá deixar o local do julgamento antes do
final do processo. Caso ele tenha que sair seus julgamentos serão cancelados.
10.2 – Será preparado pela Comissão Organizadora do XXVIII Prêmio Colibri com a devida antecedência,
um portfólio sobre o estado do Espírito Santo (perspectivas/ população/ situação do mercado/ macro-regiões
econômicas, etc.) para possibilitar aos jurados um conhecimento genérico do nosso potencial.
11. DO JULGAMENTO / ENTREGA DOS PRÊMIOS
O julgamento do XXVIII Prêmio Colibri ocorrerá nos dias 01/11/2014 (1ª Fase) e 08/11/2014 (2ª e Última
Fase). A Festa de entrega dos prêmios será realizada no dia 19 de novembro de 2014 no Le Buffet Máster em
Jardim Camburi.
Parágrafo Primeiro – O critério de julgamento está definido nas Normas e Procedimentos de Julgamento, que
será entregue a cada jurado previamente para conhecimento e cumprimento.
Parágrafo Segundo – Não caberá recurso de qualquer espécie às decisões tomadas pelos jurados.
Parágrafo Terceiro – As sessões do júri não serão abertas ao público interessado, sendo permitida apenas a
presença dos jurados, Presidente do Júri, Auxiliar Administrativo do SINAPRO –ES – Sindicato das
Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, o auditor(a) de todo o processo do julgamento e a
guarda do resultado até a noite de entrega dos troféus, e 1 estagiário de apoio.
Parágrafo Quarto – Caberá aos jurados, tão somente o julgamento das peças.
Parágrafo Quinto – Em caso de empate na 2ª fase em um item das diversas categorias, prevalecerá para o
critério de desempate, o voto do Presidente do júri.
Parágrafo Sexto – As peças que forem premiadas em qualquer categoria serão devolvidas, somente os CDs
com as peças digitalizadas passarão a pertencer ao acervo do SINAPRO-ES – Sindicato das Agências de
Propaganda do Estado do Espírito Santo, que delas poderá tirar cópias, fazer reproduções ou qualquer outro
uso que se coadune com os objetivos sociais da entidade, tais como edições de livros, exposições, mostras em
exibições, etc.